Câncer de Próstata - Tratamento com Urologista Oncologista
O que é Câncer de Próstata?
O câncer de próstata é uma condição na qual células anormais se multiplicam na glândula prostática. A próstata tem sua localização na pelve masculina acima do reto e logo abaixo da bexiga sendo responsável pela produção de grande parte do líquido seminal usado na nutrição dos espermatozoides.
O câncer de próstata é a principal neoplasia que acomete o homem com mais de 50 anos com 68.220 estimados pelo INCA (Instituto Nacional do Câncer) no ano de 2018.
De acordo com dados americanos 1 em cada 8 homens desenvolverá câncer de próstata no decorrer da vida.
Estima-se que mais de 13.000 pessoas no Brasil morrem por ano de câncer de próstata, o que afeta 10% da população masculina ficando atrás apenas do câncer de pulmão.
A principal forma de diagnosticar o câncer de maneira precoce consiste em seu rastreamento, que deve ser iniciado aos 45 anos em paciente negros e com história familiar de câncer de próstata ou a partir dos 50 anos nos pacientes sem fator de risco.
Como é feito o rastreamento para Câncer de Próstata?
O rastreamento é feito pelo toque retal e o PSA (Exame de Sangue).
Quais os fatores de risco para o Câncer de Próstata?
Os principais fatores de risco são:
- idade (> 50 anos),
- história familiar (quanto mais parentes de primeiro grau acometidos),
- raça negra,
- obesidade,
- dieta (tema ainda controverso).
Como é feito o diagnóstico do Câncer de Próstata?
O diagnóstico é suspeitado por uma alteração no PSA e/ou no Toque Retal.
Nos dias atuais, um exame que tem ajudado o urologista na precisão do diagnóstico é a Ressonância Multiparamétrica da Próstata, que devido sua sensibilidade podemos localizar lesões não palpáveis pelo toque retal.
Para a confirmação diagnóstica do câncer de próstata é necessário a realização da biópsia prostática que pode ser feita via transretal ou transperineal.
Sintomas do Câncer de Próstata
Em suas fases iniciais o câncer geralmente não tem sintomas e o que pode levar o paciente a procurar o urologista são os sintomas relacionados ao crescimento benigno da próstata com alteração do jato, gotejamento, sensação esvaziamento incompleto, despertar noturno ou alteração da frequência para urinar.
Em suas fases mais avançadas o câncer pode gerar metástases e com isso sintomas decorrentes desse momento como: dor óssea, anemia, cansaço, perda de peso.
O que fazer após o diagnóstico do Câncer de Próstata?
O próximo passo após o diagnóstico é fazer o estadiamento (saber se o câncer está localizado ou se já espalhou gerando metástase), que consiste em uma série de exames de imagem que serão indicados a depender do resultado da biópsia (Tomografia Computadorizada, Cintilografia Óssea, Ressonância Magnética e o PET – PSMA)
Tratamentos para Câncer de Próstata
Existem diversas opções de tratamento disponíveis para o câncer de próstata, entre elas:
Cirurgia de Câncer de Próstata
Esta pode ser realizada de forma aberta, videolaparoscópica ou robô assistida (assistência robótica), oferecendo diferentes abordagens para atender às necessidades individuais de cada paciente.
Radioterapia ou Braquiterapia
Podendo ser associadas ou não à Hormonioterapia, são alternativas que visam destruir as células cancerígenas por meio de radiação focalizada.
HIFU (Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade)
Embora ainda esteja em fase de validação, é considerado em casos selecionados como uma técnica promissora para tratar o câncer de próstata.
Crioterapia para Câncer de Próstata
Apesar de estar em fase de validação, esta técnica mostra-se como uma opção em desenvolvimento para o tratamento do câncer de próstata.
Cada uma dessas modalidades de tratamento possui suas próprias características e é essencial discuti-las detalhadamente com um médico especializado para determinar a melhor opção para cada caso específico.
Vantagens da Cirurgia Minimamente Invasiva de Câncer de Próstata
A cirurgia minimamente invasiva oferece uma série de vantagens significativas em comparação com procedimentos cirúrgicos convencionais. Conheça as principais:
- Menor sangramento
- Menor dor no pós operatório
- Retorno mais precoce as atividades
- Para Cirurgia Robótica: recuperação mais precoce de continência e potência sexual
Ao considerar as opções de tratamento e cuidados para o câncer de próstata, confiar em um especialista dedicado e experiente faz toda a diferença. O Dr. Alexandre Sato, médico urologista com expertise em cirurgia robótica de próstata, está comprometido em oferecer o mais alto padrão de cuidado aos pacientes.
Sua abordagem personalizada e habilidades avançadas em cirurgia minimamente invasiva garantem uma jornada de tratamento mais confortável e eficaz. Se você busca orientação especializada e um plano de tratamento sob medida para suas necessidades individuais, convidamos você a agendar uma consulta com o Dr. Alexandre Sato.

Dr. Alexandre Sato
Médico Urologista em São Paulo - SP
Dr. Alexandre Sato é médico urologista, com formação na Santa Casa de São Paulo e Fellowships em Cálculos Renais e Oncologia Urológica, incluindo Cirurgia Robótica na Duke University. Certificado pela Intuitive para Cirurgia Robótica e Proctor nessa área, ele atua em sua clínica privada e nos melhores hospitais de São Paulo - SP. Membro de sociedades urológicas e revisor do Brazilian Journal of Urology, Dr. Alexandre Sato é comprometido com a excelência e constante atualização na área.
Saiba
mais sobre Dr. Alexandre Sato.
CRM-SP: 146.210 - RQE: 61330
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6551764447584301