Tratamentos para Cálculo Renal
O que é Cálculo Renal?
Cálculo renal, também conhecido como pedra nos rins, é uma condição na qual substâncias presentes na urina formam cristais sólidos. Esses cristais podem se aglomerar e se tornar pedras nos rins, que podem causar dor intensa ao passar pelo trato urinário. A palavra cálculo, é derivada do termo em latimcalculus, que quer dizer “pedra”, e por isso essa condição é chamada cálculo renal no meio médico, ou simplesmente pedra nos rins na linguagem comum.
Os cálculos renais são um grande problema de saúde pública tendo em vista sua alta prevalência (15 %) e alta taxa de recidiva (50 % entre 5-10 anos), afetando em torno de 1 em cada 11 homens e 1 em cada 8 mulheres.
A principal faixa etária acometida seria dos adultos jovens, mas pode ocorrer em qualquer faixa etária.
Pedra nos Rins: Sintomas
Os principais sintomas de cálculo renal podem ser:
- Hematúria (Sangue na Urina)
- Infecção de Repetição
- Dor (Cólica Renal)
Cólica Renal
Como é a “famosa” cólica de rim?
A cólica de rim, também conhecida como crise renal, é causada pela obstrução temporária do ureter (canal que liga o rim a bexiga) pelo cálculo. A dor geralmente é súbita, de forte intensidade localizada na região lombar podendo irradiar para os testículos (homem) ou grandes lábios (mulher).
A dor pode vir acompanhada de mal-estar, náuseas e vômitos.
Tratamento para Cálculo Renal
Todos os cálculos renais precisam ser tratados?
Não, o tratamento para cálculo renal dependerá do tamanho, quantidade e localização. Vamos dividir essa discussão entre as pedras localizadas no ureter e no rim.
Os cálculos localizados no ureter, responsáveis pela cólica renal tem que ser tratados cirurgicamente de maneira obrigatória nas seguintes situações:
- Cólica renal refratária a medicações
- Infecção urinária (acompanhada de febre)
- Rim único
- Alteração da função do rim
Medicamento para Cálculo Renal
Nas situações em que não tenha nenhum dos critérios acima, pode ser proposto o que chamamos de Terapia Médica Expulsiva no qual usamos uma medicação chamada Doxazosina ou Tamsulosina que atuam no relaxamento da musculatura do ureter para facilitar a eliminação do cálculo. A duração desse tratamento varia entre 4-6 semanas.
E o tamanho influencia nessa taxa de eliminação?
Sim, pois quanto maior a pedra menor a chance de eliminação (Acima de 5mm a chance é menor que 60 %).
E após esse tempo se o cálculo não sair o que fazer?
Se após esse tempo o cálculo não sair ou os sintomas voltarem a cirurgia se torna mandatória.
Cirurgia de Pedra nos Rins
O tratamento dos cálculos localizados no rim irá depender do seu tamanho.
Os cálculos menores que 1 cm e entre 1 - 2 cm podem ser tratados pela Litotripsia Extra Corpórea, no qual são aplicadas ondas de choque externamente ao paciente, ou a Ureteroscopia Flexível procedimento no qual através de uma microcâmera acessamos o rim do paciente e fragmentamos os cálculos através de energia laser.
Ureterolitotripsia Flexível
Nefrolitotripsia Percutânea
Para os cálculos no rim acima de 2 cm a Nefrolitotripsia Percutênea através de um acesso de 1 cm realizado na região lombar conseguimos tratar os cálculos de grande tamanho sem fazer uma cirurgia aberta.
Como prevenir os cálculos renais?
Sim, de rotina todos os pacientes com cálculo renal de repetição, cálculos bilaterais ou história familiar são submetidos a investigação que consiste em análise cristalográfica da pedra, exames de sangue e urina de 24hs.
De maneira geral para os pacientes formadores de cálculo orientamos uma boa ingesta hídrica, frutas cítricas, baixa ingesta de sal e evitar dietas ricas em carne vermelha.
Existem medicações específicas que ajudam na prevenção da formação de cálculos, mas é uma menor porcentagem dos pacientes que irão utilizá-las.

Dr. Alexandre Sato
Médico Urologista em São Paulo - SP
Dr. Alexandre Sato é médico urologista, com formação na Santa Casa de São Paulo e Fellowships em Cálculos Renais e Oncologia Urológica, incluindo Cirurgia Robótica na Duke University. Certificado pela Intuitive para Cirurgia Robótica e Proctor nessa área, ele atua em sua clínica privada e nos melhores hospitais de São Paulo - SP. Membro de sociedades urológicas e revisor do Brazilian Journal of Urology, Dr. Alexandre Sato é comprometido com a excelência e constante atualização na área.
Saiba
mais sobre Dr. Alexandre Sato.
CRM-SP: 146.210 - RQE: 61330
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6551764447584301