Diferença entre Próstata Aumentada (HPB) e Câncer de Próstata: Como Identificar?
Com o passar dos anos, muitos homens notam mudanças urinárias e ficam em dúvida: será que é apenas próstata aumentada ou pode ser câncer de próstata?
Apesar de ambas afetarem a mesma glândula, são doenças diferentes — com causas, riscos e tratamentos distintos. Saber diferenciá-las é essencial para buscar o tratamento adequado.
O que é Hiperplasia Prostática Benigna (HPB)?
A HPB é o crescimento benigno da próstata, muito comum em homens com mais de 40 anos. A glândula cresce lentamente e pode comprimir a uretra, dificultando a passagem da urina.
E o que é o câncer de próstata?
O câncer de próstata é o crescimento anormal de células malignas na glândula, podendo invadir tecidos vizinhos e se espalhar para outras partes do corpo se não for tratado a tempo.
Quais os sintomas e como diferenciá-los?
A maior parte dos homens que descobrem o câncer de próstata está assintomático mas podem apresentar os sintomas da próstata aumentada como jato fraco, gotejamento, resíduo , aumento da frequência urinária ou despertar noturno.
Em casos mais avançados o câncer de próstata pode apresentar dor óssea devido as metástases, além da perda de peso.
Importante: Os sintomas se confundem. Por isso, só exames podem diferenciar corretamente.
Quais exames ajudam no diagnóstico?
• PSA (Antígeno Prostático Específico): Pode estar alterados em ambos, mas no câncer de próstata o PSA é geralmente mais alto ou sua velocidade de elevação maior.
• Toque retal: Avalia tamanho e consistência da próstata.
• Ultrassonografia : Avalia tamanho prostático ( Utilizado para determinar sinais de obstrução como bexiga de esforço ou resíduo pós miccional )
• Ressonância: Avalia estrutura e presença de nódulos.
• Biópsia: Confirmatória em caso de suspeita de câncer.
Tratamento: HPB x Câncer de Próstata
• HPB: Tratamento com medicamentos ou cirurgias minimamente invasivas como HOLEP ou REZUM.
• Câncer de Próstata: Pode envolver cirurgia (prostatectomia robótica), radioterapia, hormonioterapia ou vigilância ativa — dependendo do estágio.
Conclusão
Ter sintomas urinários não significa que você tem câncer de próstata. Muitas vezes, trata-se apenas de HPB, uma condição benigna e tratável. No entanto, não dá para saber sem avaliação médica.
A melhor forma de proteger sua saúde é fazer exames regulares, especialmente após os 50 anos (ou 45, se houver histórico familiar).
Comentários0
Ninguém escreveu ainda. Comente primeiro!
Envie suas Dúvidas e Comentários

Dr. Alexandre Sato
Médico Urologista em São Paulo - SP
A Begin Clinic é uma clínica especializada em tratamentos de reprodução assistida na cidade de São Paulo - SP. Também atendemos pacientes de outras cidades e estados em todo Brasil e exterior, que buscam por tratamentos de excelência, com médicos especialistas em congelamento de óvulos.
Saiba mais sobre Dr. Alexandre Sato.
CRM-SP: 146.210 - RQE: 61330
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6551764447584301