Durvalumabe aumenta sobrevida em pacientes com câncer de bexiga músculo-invasivo - NIAGARA TRIAL
Um importante estudo publicado no New England Journal of Medicine demonstrou que o uso do imunoterápico durvalumabe, combinado com quimioterapia e cirurgia, melhora de forma significativa os desfechos clínicos em pacientes com câncer de bexiga músculo-invasivo (MIBC) elegíveis para cisplatina.
O que foi o Estudo NIAGARA?
O ensaio clínico de fase 3, conhecido como NIAGARA, avaliou a eficácia da adição do durvalumabe ao tratamento padrão — que inclui quimioterapia neoadjuvante com cisplatina e gemcitabina, seguida de cistectomia radical. Os resultados foram comparados com o grupo que recebeu apenas o tratamento convencional.
Resultados do estudo
Sobrevida Livre de Eventos (EFS): O grupo que recebeu durvalumabe apresentou uma taxa de EFS em 2 anos de 67,8%, contra 59,8% no grupo controle. ( IC 95% 0.56–0.82, p < 0.0001 )
Resposta Patológica Completa : O grupo de durvalumabe obteve 37,7 % versus 27,5% do grupo controle.
Sobrevida Global (OS): A sobrevida em 2 anos foi de 82,2% no grupo com durvalumabe, em comparação com 75,2% no grupo padrão.( IC 95% 0.59–0.93, p = 0.016)
Segurança: Os efeitos colaterais foram toleráveis e com bom perfil de sgurança.
O que isso significa para os pacientes?
Os resultados sugerem que a adição de durvalumabe pode se tornar o novo padrão de tratamento para o câncer de bexiga músculo-invasivo em pacientes elegíveis para cisplatina. A combinação de imunoterapia, quimioterapia e cirurgia mostrou-se eficaz para aumentar a sobrevida e reduzir o risco de progressão da doença, sem aumentar de forma significativa a toxicidade do tratamento.
Considerações finais
Esse avanço representa uma mudança promissora na abordagem terapêutica do câncer de bexiga músculo-invasivo. O estudo NIAGARA reforça o papel da imunoterapia no cenário perioperatório, ampliando as opções e melhorando os resultados para os pacientes.
Para médicos, pacientes e familiares, essa é uma notícia que traz mais esperança na luta contra o câncer de bexiga.
Fonte :
Powles T, Catto JWF, Galsky MD, et al. Perioperative Durvalumab with Neoadjuvant Chemotherapy in Operable Bladder Cancer. N Engl J Med. 2024 Nov 14;391(1):1773-1786.
Comentários0
Ninguém escreveu ainda. Comente primeiro!
Envie suas Dúvidas e Comentários

Dr. Alexandre Sato
Médico Urologista em São Paulo - SP
A Begin Clinic é uma clínica especializada em tratamentos de reprodução assistida na cidade de São Paulo - SP. Também atendemos pacientes de outras cidades e estados em todo Brasil e exterior, que buscam por tratamentos de excelência, com médicos especialistas em congelamento de óvulos.
Saiba mais sobre Dr. Alexandre Sato.
CRM-SP: 146.210 - RQE: 61330
Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/6551764447584301